clique aqui, e 1º - crie sua conta (um login e senha), 2º - crie seu blog preenchendo os quadros e 3º - escolha o modelo de página para seu blog (pode ser trocado ou personalizado depois).Após criado o blog, faça o login no blogger.com, selecione o blog criado e clique em definições.
:: configurações de um blog no blogger.com:
Seções:
. Básico - aqui está a configuração básica do seu blog. Título, descrição e se o blog é público, isto é, se o endereço estará disponível. Nesta seção existe a possibilidade de deletar seu blog. As opções desta parte podem ser alteradas, bastando preencher os quadros e salvar as mudanças (salvar definições).
. Publicação - mostra e configura o local de publicação do seu blog. No primeiro quadro você determina se seu blog vai ser hospedado no blogger (blogspot) ou num servidor a seu. Se escolheu, na criação, hospedar na blogspot, abaixo aparecerá o endereço. Se escolheu hospedar no seu servidor, aparecerão os quadros onde você configura os endereços para enviar os arquivos por FTP. O último quadro, nas duas opções, deve ser marcado caso você queira que seu blog apareça em serviços como o geoblog, por exemplo.
Formatação - aqui é necessário mexer. Trata-se do formato de apresentação do seu blog.
quadro 1: determina quantos dias ou posts aparecem na página inicial de seu blog
quadro 2: determina o formato da data que vai aparecer nos seus posts.
quadro 3: determina o formato do link para o arquivo. Cuide para escolher uma opção de acordo com a freqüência com que pretende arquivar.
quadro 4: escolha o formato da hora que aparecerá na base do post.
quadro 5: escolha o seu fuso horário. No caso do Rio Grande do Sul, escolha GMT -3,00 América/São Paulo.
quadro 6: escolha a linguagem em que o blog será escrito.
quadro 7: aqui se determina a forma de codificação para que a página mostre os caracteres corretos da língua. No caso de ter escolhido português, escolha neste quadro: Western (ISO-8859-1)
quadros 8, 9, 10, 11 e 12: configurações de edição para mudaças de linha, exibição do espaço para título do post, idem para adicionar um link ao título, opção para posicionamento automático de imagens e texto e um quadro para colocar uma configuração ou modelo para o post.
. Comentários - aqui você habilita ou não os comentários no seu blog, define quem pode postar e pode bloquear novos comentários. Pode, também, escolher o formato da hora nos comentários, se eles serão mostrados em janelas tipo pop-up e pode especificar um endereço de correio eletrônico para onde será enviada uma notificação sempre que houver um comentário.
. Arquivamento - aqui você determina se arquiva ou não o conteúdo postado. Note bem: se escolher não, somente permanecerão online os posts da primeira página. Se marcar sim, escolha se quer arquivar por dia, semana ou mês. Isso depende da quantidade que você pretende postar e pode ser modificado depois.
quadro 2: escolha se quer arquivar, também, uma página separada para cada post.
quadro 3 : preencha este quadro caso hospede seu blog num servidor próprio. Ponha ali o caminho/diretório onde vai o arquivo. Por ex: blogs/arquivos/ (nota: estas pastas tem de existir no seu servidor)
quadro 4 : endereço dos arquivos do seu blog (caso publique no seu servidor, senão deixe em branco) Ex: http://www.meuservidor.com.br/blogs/arquivos/arquivo.htm
quadro 5 : aqui você determina o seu nome de sua página de arquivos.
Ex: arquivo.htm
. Site Feed - distribua (sindique) o conteúdo de seu blog, isto é, permita que seu blog seja lido usando leitores de conteúdo, marcando SIM no primeiro quadro. No segundo, escolha se quer disponibilizar o texto na íntegra (Completo) ou em parte (Sinopse). Nos blogs hospedados no próprio blogger.com, aparece abaixo o endereço do feed que poderá ser colocado no template (modelo). Por exemplo: atom
Se você hospeda o seu blog em servidor próprio, preencha os quadros:
>> caminho do diretório no seu servidor onde vai hospedar o feed, por ex, blogs/zaptquests/
>> nome do arquivo, por exemplo atom.xml (que é o nome padrão usado pelo blogger)
>> URL: endereço completo do feed, por ex, http://planeta.terra.com.br/educacao/Gutierrez/blogs/zaptquests/atom.xml
Por último existe a opção de adicionar um texto no rodapé do post distribuído, porém o deve-se habilitar as páginas dedicadas a cada post (no Arquivamento) e indicar a distribuição de texto completo.
. Email - preencha o primeiro quadro se quiser que o blog remeta um aviso para este endereço cada vez que publicar.
Preencha o segundo com uma palavra secreta para poder usar aquele endereço completo para postar por email e marque o quadrinho Publicar. Ficará assim, por ex: seulogin.palavrasecreta@blogger.com De um modo geral esta postagem apresenta problema com a acentuação e carácteres especiais como ç.
. Membros - aqui você pode adicionar outros participantes no seu blog. Basta clicar em Adicionar Membros ao Grupo, colocar seus emails e digitar uma breve mensagem. Eles devem aceitar o convite que receberão e se cadastrar para poder postar no seu blog.
. exemplo de blog do blogger.com: Naninha Downloads
:: Desafio
. crie um blog no blogger.com e acerte suas configurações.
. caso já tenha um blog, explore suas configurações e acerte-as conforme necessário.
. poste um pequeno texto com imagem para testar.
. escolha um outro aplicativo de blog e crie um novo blog e poste algum texto com imagem.
. compare os dois aplicativos, considerando se possuem todas as características de um blog.
. faça um quadro comparativo do que cada aplicativo oferece e verifique quais as vantagens e desvantagens de cada um.
. poste no seu blog as suas conclusões e uma pequena avaliação sobre este desafio, principalmente sobre as suas impressões ao realizá-lo.
Boa Sorte!
Dicas - Como Criar um Blog no Blogger
Download Dicas - Como Criar um Blog no Blogger
Baixar Dicas - Como Criar um Blog no Blogger
Dicas - Como Criar um Blog no Blogger Marcadores: Filmes Dicas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário